Ad
Ad
Ad

Brasília será a primeira cidade a receber o projeto em 2014 com cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, e muitas outras ações culturais. A entrada é gratuita

Foto Artetude__Divulgação

Com oito anos de sucesso na bagagem, o Eu Faço Cultura já fez check in e volta a percorrer o Brasil. Em 2014, treze cidades, entre municípios e capitais, receberão as atividades do projeto que leva às comunidades com fragilidades sociais cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, de fotografia, de percussão e de artes plásticas, além de workshops e muitas outras ações culturais, como shows e exibições de cinema.

 

Nos primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que volta a percorrer algumas cidades do Brasil.

 

A temporada 2014 do Eu Faço Cultura rodará o país com diversas atrações da música brasileira a partir deste mês até dezembro. A primeira cidade a receber o evento será Brasília, no dia 19 de julho, no Gama, ao lado da administração. Na sequência, virão Novo Hamburgo e Porto Alegre (RS); Sorocaba, Santos, Santo André e São José dos Campos (SP); Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros (MG); Vitória (ES); e São Luis (MA).

foto artetude_Divulgação

Entre as apresentações, está a do “Salto Triplo”, às 9h. Formado em Brasília em 2013, e apesar de jovens, seus integrantes já atuam há bastante tempo no cenário musical da cidade. Marcelo Lima (bandolim, violão, guitarra e voz) é membro fundador do “Marambaia”, grupo de música instrumental da cidade que possui três cds gravados e diversos shows pelo Brasil e Exterior. Fernando Fernandes (Baixo, viola, percussão e voz) faz parte do Grupo Cultural “Pé de Cerrado” e desde 2000 se destaca na produção de eventos e espetáculos de cunho regional. Ismael Rattis (Bateria e percussão) integra o grupo de rock “10Zero4”, a banda de Carlinhos Veiga, violeiro e compositor  de nossa cidade.

 

Às 13h, com o espetáculo “Prá Subir na Vida”, o palhaço Pepino é um vendedor que brinca com histórias de trabalho, onde dribla os percalços sem contar com o risco do desemprego. Na venda de escadas, através de uma rebuscada mímica com habilidades circenses, ele precisa enfrentar sua concorrente desleal. Números tradicionais do circo brasileiro resultam em gargalhadas garantidas para todos os tipos de plateia.

 

Às 15h, o Circo Teatro Artetude, uma trupe que estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua, se apresenta. O grupo conta com quatro espetáculos: Brincadeiras de Circo, Grande Circo dos Irmãos Saúde, Patralhões e Clownbaré (show de variedades). Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como SESC Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo (Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE) e Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte), entre outros.

Juninho Ferreira

Já às 17h, Junior Ferreira (sanfona) vem acompanhado de Léo Barbosa (percussão), Hamilton Pinheiro (baixo) e Félix Jr (violão). No repertório muito choro, baio e xote para animar o público. Além de composições já consagradas como Feira de Mangaio, composições próprias também farão parte do show.

 

Sobre o Eu Faço Cultura

 

Patrocinado pela CAIXA SEGUROS, o Eu faço Cultura é o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Trata-se de uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE), cuja atuação envolve, exclusivamente, os mais de 92 mil empregados e aposentados da CAIXA em todo o Brasil. Sua mecânica prevê, por meio da Adesão ao Movimento, a doação espontânea de valores, que serão investidos em projetos culturais (neste caso, investidos no Projeto Eu Faço Cultura), cabendo a dedução na Declaração de Imposto de Renda (até 6% do Imposto Devido) do valor doado. Um direito garantido pela Lei 8.313/1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura – ou Lei Rouanet.

 

 

Essa dinâmica de fomento ao Projeto Eu Faço Cultura, faz dele o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

 

Programação:

 

 

AGENDA GERAL

Horário

Ação

Local

09h

Abertura do evento
Banda Instrumental Local

Marco Cultural

10h30

Fim Apresentação
Banda Instumental Local

Marco Cultural

09h

Inscrição para oficinas

Tendas Oficinas

09h

Abertura Rua Brincante

Tenda Rua Brincante

09h

Inicio Inscrições Oficinas

Tendas Oficinas

10h

Primeira Turma Oficinas

Tendas Oficinas

11h

Segunda Turma Oficinas

Tendas Oficinas

12h

Terceira Turma Oficinas

Tendas Oficinas

13h

Quarta Turma Oficinas

Tendas Oficinas

13h

Apresentação Teatro Local

Marco Cultural

14h

Fim Apresentação Teatro local

Marco Cultural

14h

Quinta Turma Oficinas

Tendas Oficinas

15h

Sexta Turma Oficinas

Tendas Oficinas

15h

Apresentação Teatro Nacional

Marco Cultural

16h

Encerramento Teatro Nacional

Marco Cultural

16h

Sétima Turma Oficinas

Tendas Oficinas

17h

Oitava Turma Oficinas

Tendas Oficinas

17h

Apresentação Instrumental Nacional

Marco Cultural

18h

Fim Apresentação Instrumental Nacional

Marco Cultural

18h

Nona Turma Oficinas

Tendas Oficinas

18h

Cinema Open Air

Marco Cultural

19h

Décima Turma Oficinas

Tendas Oficinas

19h30

Encerramento Evento

Marco Cultural

 

Serviço:

 

O que: Eu faço Cultura
Onde: SCE Quadra 55, Setor Central do Gama ao lado da administração
Horário: 9h às 19h30

Acessibilidade: Sim

Entrada: Gratuita

Telefone para informações: (61) 3213 5769)

Deixe uma resposta