Tomate Cereja

É tempo de dar um “gás” nos preparativos para a temporada mais esperada do ano. Pra quem deseja conquistar uma barriga sequinha e uma pele mais bonita e saudável, uma alimentação nutritiva faz toda a diferença. E, na luta contra o tempo, alguns superalimentos são ótimos aliados para o corpo, como o TOMATE, rico em nutrientes, poderoso antioxidante e ideal para matar a fome a qualquer hora. O destaque vai para o tomate-cereja, prático para inserir em receitas ou ter à mão nas pausas do dia a dia.

BARRIGA SEGUINHA – Se a meta é a perda de peso, a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, explica que o tomate traz uma enorme variedade de nutrientes essenciais capazes de ajudar nessa missão, como: licopeno, betacaroteno, vitamina C, carotenoides, folato, entre outros. “Composto por mais de 90% de água e muito potássio, o tomate tem efeito diurético e é ótimo para quem busca emagrecimento, pois ainda tem baixa caloria, controla a fome, estabiliza os níveis de açúcar no sangue, aumenta o metabolismo e reduz o colesterol”. Ótima pedida também para aliviar a sensação de barriga inchada, pois suas fibras ajudam na digestão e favorecem o bom funcionamento do intestino, além de dar um “up” na energia, pois traz biotina, uma potente vitamina.

PELE IMPECÁVEL – Já para quem não abre mão de uma pele bonita e saudável, o tomate continua na lista de alimentos indispensáveis. “Seu licopeno – um pigmento com ação antioxidante, combate os radicais livres, elementos que favorecem o envelhecimento das células e o aparecimento de rugas, enquanto a vitamina C atua na produção de colágeno, e favorece a renovação da pele e a cicatrização de feridas”, explica Renata.

DICAS DE CONSUMO – Na hora de incluir a fruta na rotina, a dica da nutricionista é consumir os tomates in natura e crus para manter a vitamina C, que pode ser facilmente perdida com o calor. Já para aproveitar melhor o licopeno, vale consumir o tomate cozido, principalmente na forma de molho – pois, quando fervido, o licopeno é ativado. Um snack saudável e prático a qualquer hora do da são os mini tomates, conhecidos também como tomate-cereja. “Ótima pedida para a correria, principalmente nos dias quentes, eles são docinhos, saborosos, nutritivos e podem ser consumidos sozinhos ou temperados com azeite, orégano e queijos”, afirma. Arrisque incluir nos omeletes de café da manhã ou lanches naturais. No jantar, são ideais para acompanhar saladas ou legumes.

Por fim, o licopeno ajuda a proteger a pele da ação do sol, ideal para o verão, inclusive para quem quer manter o bronzeado após ir à praia.

Anote as receitas especiais indicadas pela nutricionista:

Salteado de tomate cereja
Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga
5 a 6 folhas de manjericão fresco
300g de tomate cereja
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente os tomates inteiros e o manjericão. Cozinhe por cerca de 30 segundos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Retire da panela logo que a casca dos tomates comece a enrugar e sirva quente.

Tomate cereja à provençal
Ingredientes:

300 g de tomate cereja cortados ao meio
1 cebola pequena fatiada bem fina
3 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de azeite
Sal picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto Salsa (ou salsinha) a gosto

Modo de preparo: Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue o algo e a cebola. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Acrescente os tomates e misture-os bem aos temperos. Tampe a panela e deixe tudo descanando por 5 minutos. Leve para gelar por pelo menos 30 minutos e sirva.

Petisco no palito
Ingredientes:
1 xícara de tomates cereja
1 xícara de azeitonas sem caroço
1 xícara de queijo picado em cubinhos
1/2 xícara de folhas de manjericão
Palitos de dente

Modo de preparo: Monte os petiscos com uma unidade de cada ingrediente, deixando o manjericão sempre perto do tomate. Tempere com azeite e sal.

Espaguete com tomate cereja e queijos
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
250 gramas de tomate cereja cortado em quatro
1/2 copo de requeijão
1/2 xícara (chá) de manjericão em folha
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
400 gramas de macarrão espaguete cozido al dente
Sal a gosto

Modo de preparo: Cozinhe o espaguete conforme instruções da embalagem. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe refogar por 2 minutos. Em seguida, junte o requeijão e misture até derreter. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão e o queijo ralado. Misture ligeiramente com o espaguete cozido e sirva em seguida.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui mais de 30 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

É gostoso comer bem!

Acesse: www.redeoba.com.br

Siga o ObaHortifruti

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

Copyrıght 2013 FUEL THEMES. All RIGHTS RESERVED.