Rally World ARC em Santa Marta, na Colômbia, em 2016

 

De origem inglesa, o evento é uma das maiores competições de vela do mundo.
Governo espera duplicar o número de velejadores e barcos no período,
posicionando o país como um destino para o turismo náutico.
d99bdd2e-efe0-466c-90b2-e4ae2d980196

 A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, anuncia que no dia 16 de janeiro de 2016, cerca de 33 embarcações chegarão à cidade de Santa Marta, durante a competição mundial de vela Rally World ARC, reconhecida como uma das maiores do mundo. Organizado pela britânica World Cruising Club, o rally aquático é uma aventura ao redor do mundo e começará a partir da ilha de Santa Lucía, reunindo velejadores de todas as nacionalidades.

Realizado pela segunda vez na capital de Magdalena, o evento busca consolidar a região como um destino internacional para o turismo náutico. O objetivo é atrair os principais países focados neste tipo de esporte, como Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Caribe e Panamá entre os mais importantes.

 

Número de veleiros duplicará em 2016

 

Durante uma semana, os participantes do Rally World ARC serão envolvidos em atividades que a Marinha, o Governo Nacional e as autoridades locais prepararam. O evento também será uma oportunidade de gerar receita para cidade. De acordo com a Marinha, estima-se que cada marinheiro gaste, em média, cerca de US$ 50 por dia. Espera-se que mais de uma centena de membros da tripulação percorra os arredores de Santa Marta, visitando shopping centers, plantações de café, entre outros locais. Também está programada a realização de uma cerimônia de boas-vindas para os velejadores.

Para Juan Carlos Romero, gerente geral de Marinha de Santa Marta, o ARC é uma oportunidade para velejadores do mundo todo entrarem no país e aproveitarem o desenvolvimento da indústria do turismo náutico na América Latina e no Caribe.

No ano passado, havia 14 barcos na competição. Para o ano que vem está prevista a chegada de 33 barcos. “Cerca de cem marinheiros deverão impactar toda a região, uma vez que como turistas poderão contar com todas as facilidades de velejar e realizar diferentes atividades na Costa Atlântica”, disse Romero.

A Presidente da Procolombia, María Claudia Lacouture, destacou a realização do Rally e disse que “o país é um destino náutico com grande potencial em razão de suas costas marinhas, em ambos os oceanos, localização abaixo do cinturão de furacões no Caribe, proximidade com as principais ilhas do Caribe e Panamá e em razão do crescimento da indústria naval”.

Estima-se que para cada barco amarrado ao cais, serão gerados pelo menos três postos de trabalho. Segundo a Marinha, um barco gasta em torno de 10% de seu valor em manutenção e reparação, beneficiando agentes de navegação, estaleiros navais, pilotos, entre outros.

O Governo da Colômbia criou o Plano Nacional de Turismo Náutico em 2012 com o intuito de incentivar todos os tipos de atividades de lazer aquáticas: vela, vela a motor, windsurf, surf, mergulho, canoagem, remo, etc. De acordo com a Marinha, a estratégica parceria com a Procolombia visa atrair velejadores internacionais para as águas colombianas.

“Santa Marta é um destino adequado para eventos desta natureza. Já nos identificam não só pela beleza das nossas costas e praias, mas por toda a segurança em torno da indústria, infraestrutura e do turismo nas cidades do Caribe colombiano”, concluiu María Claudia Lacouture.

 

Sobre a Procolombia

A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

Copyrıght 2013 FUEL THEMES. All RIGHTS RESERVED.