Cerca de 160 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda-feira

    O número representa 80% dos alunos das instituições particulares do DF. Segundo o Detran, o fluxo de veículos deve aumentar 30%. Início na rede pública será em 14 de fevereiro

 

Tiago de Souza, 12 anos, vai cursar o 8º ano do ensino fundamental e está ansioso para voltar às aulas (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Tiago de Souza, 12 anos, vai cursar o 8º ano do ensino fundamental e está ansioso para voltar às aulas

Mais de 350 instituições de ensino privado iniciam hoje o ano letivo. Com isso, voltam às salas de aula cerca de 160 mil estudantes do Distrito Federal, após dois meses de férias. De acordo com o Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), esse contingente representa 80% dos alunos das instituições particulares do DF, entre creches e escolas de ensino básico, fundamental e médio — no total, são 450 instituições de ensino e 200 mil estudantes. Dessa forma, com a retomada da rotina estudantil, tanto o Batalhão de Policiamento Escolar quanto o Departamento de Trânsito (Detran-DF) estão preparando operações especiais.

Segundo informações do Detran, com o início do ano letivo nas escolas privadas, o trânsito deve voltar ao normal na capital do país. O fluxo, em relação ao período de férias, deve aumentar em 30%. “Vamos fazer operação especial de volta às aulas para alertar os motoristas que as crianças estão voltando. Como está chovendo muito, essa fiscalização terá que ser intensificada”, afirmou José Alves Bezerra, diretor do órgão. Agentes do Detran vão se posicionar em faixas de pedestres e nas redondezas das escolas. O intuito é auxiliar o trânsito, principalmente nos pontos de maior concentração de escolas e veículos. Este é o caso da Asa Sul. Com a volta às aulas, a região tende a ficar com tráfego complicado.
O Detran orienta aos pais que cheguem um pouco antes do horário de entrada estipulado pela escola e evitem estacionar em fila dupla para diminuir os congestionamentos. Além disso, eles devem acompanhar os filhos até a porta da instituição para evitar acidentes. O transporte escolar também será alvo da fiscalização do Detran-DF. Atualmente, são 2,3 mil veículos autorizados.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

Copyrıght 2013 FUEL THEMES. All RIGHTS RESERVED.