Astrônomo ganha busto por Isabel Almeida

O Governador Rodrigo Rollemberg e o Embaixador da Bélgica Jozef Smets  inaugurarão, em solenidade no Palácio do Buriti, o busto e a placa do Astrônomo Luiz Cruls.

Estiveram presentes ao evento Jan Laurys, prefeito de Diest na Bélgica, cidade natal de Luiz Cruls, o artista belga Luc De Blick que doou a obra para Brasília e o Prof. Pedro Jorge de Castro, presidente do Centro Cultural Memorial Cruls. Além de autoridades e sociedade brasiliense.

 

Louis Ferdinand Cruls nasceu em 21 de janeiro de 1838 e morreu em 21 de junho de 1908.

Ele foi um astrônomo que trabalhou a maior parte de sua vida no Brasil , onde se tornou conhecido como Luís Cruls.

Nasceu na província do Barbante , na Belgica, onde cursou a escola de engenharia civil daUniversidade de  Gante  e foi admitido como aspirante de engenharia militar, alcançando em um ano os postos de primeiro e segundo tenente.

Serviu o exército belga , do qual pediu demissão em 1874  para embarcar na viagem inaugural do paquete“Orénoque” rumo ao Brasil. Foi membro da Comissão dos Trabalhos Geodésicos no Município Neutro de 1874 a 1876

Uma cratera de Marte foi batizada em sua honra.

Em 1875 publicou  um trabalho sobre métodos de repetição e reiteração para leitura de ângulos, o que lhe credenciou a ser admitido como Adjunto no Observatório Imperial do Rio de Janeiro.  Estudou o planeta Marte e, em 1882,  observou o trânsito de Vênus na cidade chilena na cidade Punta Arena. Em 1877  publicou um estudo sobre a organização da Carta Geográfica e da História Física e Política do Brasil.

Em 1881 aceitou o cargo de diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro.

Em 1892 foi-lhe cometida a incumbência da exploração do Planalto Central do Brasil e chefiou uma equipe de cientistas que estudou a orologia, condições climáticas e higiênicas, natureza do terreno, qualidade e quantidade de água e etc. da área do Planalto Central , onde seria construída a capital Brasília

 

 

 

 

Morize_-_Comissão_Cruls

Henrique Morize: Os membros da Comissão Exploradora do Planalto Central, para delimitação da área da futura Brasília, 1894. Luís Cruls é o terceiro a partir da esquerda, sentado. Fotografia tirada em 1892 em Pirenópolis.

6aaaf9c4-f0b9-4b34-b10d-9a1843b3e72a

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

Copyrıght 2013 FUEL THEMES. All RIGHTS RESERVED.