Halloween por Jana Jório

A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória visto ser praticada há mais de 3 mil anos.

Já na antiguidade, os Celtas festejavam o “Allhallow’s eve”, que significa a “véspera de todos os santos”.
Os celtas eram originários da região da Irlanda. Com o tempo, eles foram se espalhando pela Europa. Esse povo era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Com o intuito de afastar os maus espíritos, a festa incluía diversas figuras sombrias e bizarras. Nesse dia, era comum eles colocarem objetos estranhos nas casas e usarem fantasias.

Curioso notar que a tradição do Halloween foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.
Durante o Medievo, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso sendo comemorada dia 31 de outubro. “travessuras ou gostosuras” (trick or treat, em inglês). Com isso, crianças ganham doces. Já os adultos, trocam presentes entre eles.

Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente.

Isso ocorreu por influência estadunidense sendo, portanto, uma comemoração recente no país. No entanto, ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos. Antes não era comemorada, mas desde há 20 anos tem vindo a se tornar um hábito.
E para motivar vocês apresento alguns dos meus trabalhos para inspira los para as festas!
Aproveitem!
Informações pelo tel: (061)98116-9048
Enviado do meu iPhone

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios