Frutos do Cerrado por Mel Cavalcante

Chef Márcia Pinchemel lança livro em Brasília

unnamed (35)

Premiada chef de cozinha estará em Brasília para autografar seu livro sobre gastronomia contemporânea com frutos do cerrado em jantar degustação no restaurante Nebbiolo

A premiada chef Márcia Pinchemel estará em Brasília, no restaurante Nebbiolo, no dia 15 de setembro, às 19h, para lançar seu livro ‘Frutos do Cerrado – Paixão, Sabores e Aromas’. Trata-se do primeiro livro da gastronomia contemporânea com frutos do cerrado, resultado dos experimentos de Márcia desde o início dos anos 2000. Nessa época, ela se mudou para Pirenópolis, que passou a ser sua inspiração na criação de receitas com os frutos do cerrado, principalmente o Baru, considerado por ela o rei de suas invenções culinárias.

            Para receber convidados, em uma noite de autógrafos especial, o restaurante Nebbiolo vai preparar, em parceria com a chef Márcia Pinchemel, um jantar degustação, com pratos que constam no livro. O menu, elaborado e criado por Márcia, será executado pelo chef do Nebbiolo, Fabiano Carvalho, e vai custar R$ 110 por pessoa. Será composto por uma entrada, três pratos quentes e uma sobremesa e dará direito, ainda, a um exemplar do livro. As reservas já podem ser feitas pelo telefone 2099-6640. A chef Márcia estará no restaurante, ao lado da proprietária Cláudia Gonçalves de Castro, para receber os clientes e autografar os exemplares do livro no dia 15, mas o menu degustação continuará disponível no Nebbiolo até o domingo, dia 18.

A Chef – Márcia Pinchemel é baiana, radicada em Goiás desde 1973. É conhecida por trazer para seus pratos elementos fortes e tradicionais do Cerrado, como Baru, pequi e buriti. Para ela, ser cozinheiro é antes de tudo ser um apaixonado pelo ofício. “Não adianta fazer faculdade, especializações em escolas famosas. Isso é preciso, mas o mais importante mesmo é ter comando, intimidade e feeling”, explica.

            Márcia define a gastronomia que executa como brasileira contemporânea. O primeiro restaurante que comandou foi oTropical Salad’s, no final dos anos 80. Depois, por 11 anos, foi a responsável pelo famoso Le Bistrô, o primeiro restaurante de alta gastronomia da cidade turística de Pirenópolis. Foi, ainda, chef executiva de cozinha do Antônia Bistrô, em Goiânia, desde a inauguração, em novembro de 2013, até julho 2015, em Goiânia.

Em 2004, Márcia idealizou o Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, evento que se tornou um dos mais badalados da área em todo o país. A partir de então, a chef ganhou o Brasil divulgando o Cerrado e suas riquezas gastronômicas, por muitos até então desconhecidos, participando de concursos e festivais. Formada em Gastronomia pela Universidade Estadual de Goiás, Márcia coleciona prêmios nacionais e consolida um currículo cheio passagens pelos mais importantes eventos.

Frutos do Cerrado – Paixão, aromas e sabores é o primeiro livro de Márcia. Entre as receitas contemporâneas com ingredientes típicos do estado de Goiás escolhidas para o livro, a chef elegeu algumas inéditas e outras elaboradas para festivais e concursos dos quais participou em várias cidades brasileiras.

MENU DEGUSTAÇÃO RESTAURANTE NEBBIOLO

Chef Márcia Pinchemel

1º TEMPO 

Ragu de palmitos (guariroba e pupunha), em fita de abobrinha.

2º TEMPO

Costelinha suína desossada com molho de buriti, com banana da terra assada, regada com manteiga de baru

3º TEMPO:

Arroz caldoso goiano aromatizado com pequi

 

4º TEMPO

Surubim com chantilly de cagaita e purê de batata doce.

 

5º TEMPO

Trio de brigadeiro: baru, pequi, jatobá, creme de chocolate entre fitas de banana assada salpicada de canela.

 

Serviço: Noite de autógrafos com jantar degustação – Chef Márcia Pinchemel

Data: 15 de setembro de 2016 (quinta-feira)

Hora: A partir das 19h

Local: Restaurante Nebbiolo (CLS 409 Bloco D Loja 30)

Reservas: (61) 2099-6640

Preço: R$ 110, inclusos menu-degustação + livro.

O menu-degustação continuará disponível no Nebbiolo até o domingo, dia 18.

unnamed (14)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios