Etiqueta em uma entrevista de trabalho por Rose Saboya

28912af1-34ab-485b-ad91-a43699057792

 

 

executivos-e-gerentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você estava procurando uma oportunidade de trabalho, procurou em tudo quanto é lugar, demorou, mas recebeu uma ótima proposta, e agora não sabe como agir. O que seu patrão vai pensar de você? Como deve agir? O que deve falar?

Abaixo você irá encontrar algumas dicas que você poderá usar numa entrevista de trabalho… Vamos lá?

1.Ensaie antes..

Você não vai querer que sua respostas sejam cliché numa entrevista não é? Então para evitar esse tipo de problema ensaia antes o que você irá dizer… Dica: Faça uma lista com as perguntas mais frequentes que poderão ser feitas numa entrevista e pense nas repostas/ ideias para que você se saia bem. Desta maneira você estará bem mais confiante no durante a entrevista.

  1. Pesquisa
    O mínimo que você pode fazer é pesquisar sobre o histórico da empresa. Você deverá saber com quem você está falando, qual a cultura da empresa, etc, este tipo de conhecimento e informações irão permitir que você mantenha um bom diálogo com o entrevistador.Dica: Antes de ir para a entrevista procure se informar sobre tudo o que diz respeito à empresa, saiba como começou, quais os objetivos e sobre a pessoa que estará o entrevistando se possível.
  2. Fique atento à linguagem corporal
    Tenha cuidado com a sua linguagem corporal, pois ela diz muito a seu respeito. Claro que você poderá estar nervosa(o) e isso é natural, mas evite gesticular muito, tente controlar a sua voz e mantenha em todo o momento contato visual com o entrevistador.Dica: Evite parecer muito tenso e não fique de braços cruzados, isso poderá passar que você está muitos defensivo, e essa imagem poderá ser mal interpretada.
  3. Cuide da sua imagem
    A entrevista é a primeira – e talvez a única – oportunidade que você poderá ter e por isso, você deverá vigiar em relação à sua imagem. Não desperdice a oportunidade de passar uma boa imagem de você.Dica: Escolha bem a sua roupa, faça seu cabelo. Cuidado para não exagerar no perfume.
  4. Preste atenção no aperto de mãos
    Um aperto de mãos bem dado pode passar muita confiança ao entrevistador. Mesmo que você seja uma pessoa tímida, invista num aperto de mão seguro, que mostre que você está preparado para novas oportunidades. Um bom aperto de mão vai te ajudar a causar uma boa impressão.
  5. Sorria.. 😀
    Uma entrevista de emprego é sempre uma situação em que você sente alguma pressão, mas se você parecer demasiado nervoso o entrevistador vai desconfiar de suas capacidades. Tente se controlar.Dica: Procure agir naturalmente e lembre-se sempre de sorrir. O seu sorriso vai fazer com que você pareça mais confiante, simpática(o) e disposta(o) a conversar sobre os vários assuntos.
  6. Aceite um copo de água
    Se o entrevistador lhe oferecer um copo de água, aceite, mesmo que você não esteja com sede. Esse pequeno gesto te dará mais tempo para pensar numa boa resposta para aquela questão mais complicada. Você pode também aproveitar para beber um pouco de água para relaxar e voltar ao foco da entrevista.
  7. Questione
    O objetivo da entrevista é mostrar as suas qualidades e competências, e você poderá fazê-lo de várias maneiras, além de você se limitares a responder apenas às questões que lhe são colocadas. Uma saída, por exemplo, é questionar.Dica: Pense em boas perguntas para o entrevistador envolvendo o seu possível cargo, a empresa e as expectativas dele sobre você. Isso lhe mostrará o quanto você está interessado em relação ao emprego.

9.Nem pense em mentir

Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista. O entrevistador — lembre-se disso — é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto…

  1. Agradeça..
    Após terminar a entrevista, lembre-se de enviar um e-mail ao entrevistador para agradecer a atenção que lhe foi dada. Isso mostra delicadeza de sua parte e deixa claro que você está realmente interessado na oportunidade de emprego.

E o principal de tudo, apesar do nervosismo e tensão procure ser você mesma (o), para que desta forma você seja lembrado pela sua individualidade. 🙂

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios