Curso de Sommelier de Chás

Brasília recebe curso de Sommelier de Chás

 Após uma nova viagem de aprofundamento no fascinante universo dos chás, Dani Lieuthier, especialista na bebida, proprietária marca de blends artesanais Caminho do Chá e idealizadora do Instituto CHÁ,  chega a Brasília para uma edição intensiva de seu já conceituado curso de Sommelier de Chás Profissional.

Com início em 18 de julho, o curso será dividido em quatro módulos, com aulas presenciais obrigatórias, com carga horária total de 49 horas, e mais 7 horas de atividades à distância, via Skype, para a apresentação de trabalhos, acompanhamento de pesquisas e orientação de artigo. Ao finalizar a formação e concluir uma prova avaliativa

Os interessados devem fazer inscrição através do email: contato@institutocha.com

Conteúdo programático:

Os temas serão abordados através de conteúdo teórico e prático, ilustrados por fotos e vídeos autorais de Dani Lieuthier. Com a formação, o aluno será capacitado a identificar chás do mundo inteiro por aparência, aroma e sabor; desenvolver cartas de chás; analisar e selecionar as bebidas com mais qualidade; harmonizar com comidas e doces; preparar receitas com chás. O curso ainda terá degustação de dezenas de chás e imersão na cultura e conhecimentos de 17 países do mundo.

Sobre a Dani:

Especialista em chás, designer de chás e chef de pâtisserie, foi a idealizadora do primeiro curso de formação em Sommelier de Chá do Brasil. Em sua primeira tea expedition, em 2013, passou nove meses desenvolvendo uma intensa pesquisa sobre a cultura do chá em diversos países como França, Inglaterra, Turquia, Georgia, Tailândia, China, Taiwan e Marrocos. Na jornada, trabalhou em três plantações de chá para ganhar experiência e visitou inúmeras casas especializadas para ganhar inspiração, além de ter sido aprendiz de doze Mestres de Chá. Na segunda tea expedition,  no início de 2017, Dani visitou fazendas de chá e institutos de pesquisa na Índia, no Nepal e no Sri Lanka. Foram dois meses dedicados à pesquisa, degustações técnicas e visitas à fornecedores de chá.

Sobre o Instituto Chá:

O Instituto Chá foi idealizado com o intuito de disseminar a cultura do chá, propiciando formação especializada na área e formando agentes multiplicadores desta cultura milenar ainda pouco conhecida no Brasil. A partir de 2017, o instituto passa a contar com o trabalho da chef de cuisine Ana Spengler que trouxe sua experiência em aulas práticas de culinária e harmonização de comidas e bebidas. Ana também foi coordenadora dos cursos de Cozinheiro e de Confeiteiro do SENAC Bistrô Johannastift, em Blumenau-SC, e atualmente responde pela coordenação dos cursos do Instituto Chá. Além disso, vem desenvolvendo receitas usando o chá como ingrediente.

Sobre o curso:

O Instituto CHÁ inaugurou, em março de 2016, o primeiro curso de Formação em Sommelier de Chá do Brasil, com uma proposta itinerante, abre cinco turmas no segundo semestre de 2017, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Em sua décima edição, o curso é recomendado para pessoas que gostariam de aprofundar seus conhecimentos neste ramo, que está em expansão no Brasil. O programa inclui matérias como Análise Sensorial, história do chá nos principais países produtores, Culinária com Chá e Harmonização de Chá com Comidas. Durante as aulas, os alunos degustam mais de 50 tipos de chá, selecionados pela especialista Dani Lieuthier.

Notícias relacionadas

Um comentário

Deixe um comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dani Lieuthier no Jornal do DF - Vira Comunicação

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios